É Natal... o que estamos precisando?

                   O Natal, para além de uma festa religiosa, marca também o final de um ciclo. Na nossa cultura, é um momento de recordar e reunir pessoas queridas, de celebrar mais um ano que finda! Chegar ao fim de um ciclo é sinal de vida, de movimento e isso acontece até mesmo na astronomia e na física, com o planeta completando uma volta ao redor do sol. Curiosamente, nesse período ele muda muito pouco os seus graus em relação ao Sol, como se tivesse mesmo chegando ao fim da estrada e lá precisasse reduzir a velocidade pra fazer uma curva e pegar uma nova estrada.

 

 

 Reduzir a velocidade... algo que estamos precisando...

Aprender a agir... algo que estamos precisando...

 

 

       

 

       Reduzir a velocidade... algo que estamos precisando...

       Mas se perguntarmos às pessoas o que elas querem para um final de ano, a resposta em geral será paz, saúde, harmonia... Ninguém pensa em velocidade!

      Vivemos em tempos de imediatismos, de uma enxurrada de informações que na velocidade da vida terminamos apenas reagindo a elas. E a reação é apenas um efeito instantâneo daquilo que nos vem! Mais que reação, precisamos agir, o que é resultado da absorção e avaliação das situações que vivemos.

      Aprender a agir... algo que estamos precisando...

 

   

 

 

          2016 foi um ano difícil. Fomos muitas vezes surpreendidos pela decadência de alguns valores que pareciam conquistados. Tivemos medo de sair na rua, ficamos incrédulos com nosso país, nos isolamos e rebelamos!

      E agora queremos harmonia! A harmonia precisa ser conquistada! Ela é a possibilidade de gerar boas vivências em um ambiente adverso.  Não é reação ao ambiente, mas as nossas virtudes em ação. Harmonia é buscar nossas potências pra relembrar o que nos move! É colocar em prática a solidariedade, a amizade, a ética humana! É oferecer algo de nós ao colega, ao amigo, à família...

      Conquistar a harmonia... algo que estamos precisando...

      Precisa esforço, luta... e uma sã tensão interior! A harmonia nos faz reduzir a velocidade. Agir e fazer a curva. Junto com nosso planeta. E começar um novo ciclo. Fazer a curva porque é o fim da estrada. E a vida nos chama pra uma nova etapa em 2017!

Boas Festas!

Vera Regina Sebben (Dezembro/2016)