Massagem Terapia Integrativa para uma vida mais saudável (Lilian Brusque)

Há alguns anos atrás receber atendimento de massagem era considerado um luxo, acreditava-se que massagem seria apenas para relaxar e experimentar cosméticos. Com a divulgação globalizada de estudos científicos sobre as diversas técnicas de massagem e seus efeitos sobre o corpo humano ela tem sido integrada a tratamentos diversos. Médicos têm indicado aos seus pacientes massagem para atenuar desde simples desconfortos musculares, até mesmo dores crônicas como a enxaqueca, educadores físicos aconselham aos seus alunos massagem para manutenção e desintoxicação da musculatura junto a atividade esportiva, psicólogos e/ou psiquiatras  observam a importância da massagem nos tratamentos de seus pacientes como potencializadora das relações interpessoais. Muitos profissionais da área da saúde trabalham em conjunto com massoterapeutas competentes em prol da saúde e recuperação de seus pacientes.

A massagem hoje é considerada uma técnica integrativa para saúde e bem estar de forma geral, desde que aplicada por profissionais qualificados e comprometidos com a melhora de seus clientes.

O tratamento por massagem terapêutica pode beneficiar o organismo de modo geral, regulando funções nervosas, desintoxicando os tecidos, melhorando a circulação sanguínea e linfática, aumentando a resistência corporal às doenças e propiciando maior flexibilidade às articulações. 

É comprovado que a massagem tem efeitos positivos sobre problemas de imagem corporal negativa e pouca auto estima, pois a pessoa fica mais consciente do corpo e à vontade com ele. (Kavanagh, 2010)

Para melhor esclarecimento das pessoas que utilizam a massagem ou tem vontade de experimentar um atendimento de massoterapia abaixo estão alguns efeitos provocados pela massagem.

 Efeitos mecânicos:

A massagem produz estimulação mecânica nos tecidos, por aplicação manual de pressão, compressão, tração, fricção e alongamento. Por exemplo, segundo Domenico, a pressão gradual e crescente da effleurage (deslizamento) sobre a pele, o tecido subcutâneo e muscular comprime-se os mesmos e estimula-se as redes de receptores nervosos. As técnicas de amassamento mobilizam pele, tecido subcutâneo e muscular movimentando líquidos teciduais. Na digitopressão os dedos são colocados sobre um ponto de tensão, ou ponto gatilho, segundo Chaitow substâncias como encefalinas e endorfinas são produzidas pelo cérebro para controle da dor.

            Os principais efeitos mecânicos seriam a mobilização de fibras e massas musculares, tendões, ligamentos, cápsulas articulares, pele e tecido subcutâneo, fáscia, tecido cicatricial e aderências e a movimentação de sangue, linfa, edemas e conteúdos intestinais.

Os estímulos mecânicos aplicados durante a massagem resultam em diferentes efeitos como: fisiológicos diretos e indiretos, psicológicos e terapêuticos.

 Efeitos fisiológicos sobre o sistema circulatório:

A massagem pode aumentar momentaneamente o fluxo sanguíneo, principalmente de capilares. Pode-se observar na pele hiperemia (vermelhidão) e aumento da temperatura consequente da vasodilatação dos capilares sanguíneos. Efeito este que beneficia os tecidos com maior irrigação de nutrientes e oxigenação celular.

A massagem pode beneficiar o fluxo linfático, já que o movimento da linfa nos capilares linfáticos depende também de forças externas ao sistema linfático.

 Efeitos fisiológicos sobre o sistema nervoso:

Métodos diferentes de aplicação da massagem fornecerão variações sutis de input aferente que sucessivamente podem causar vários efeitos como sedação ou estimulação.

Segundo Fritz, o contato inicial com a pele estimula reflexamente uma resposta nervosa do sistema simpático; em 10 min a 15 min, o toque sustentado e a massagem ativam a resposta de relaxamento do sistema parassimpático. A massagem acalma o sistema nervoso alterando os níveis sangüíneos de várias substâncias neuroquímicas e hormônios associados com a dor.

Os receptores de dor não são facilmente adaptativos, então se substâncias químicas prejudiciais estiverem presentes como resultado de uma lesão, os sinais de dor provavelmente serão deflagrados e enviados para o SNC. A massagem usada adequadamente tem um efeito positivo na redução da dor. A massagem pode causar alterações na circulação local de tal maneira que cause a redução ou eliminação dessas substâncias nocivas causando analgesia.

Pessoas que sofrem de dores provenientes do nervo ciático integram massagem aos seus tratamentos.

A pressão sobre o nervo ciático com frequência é provocada pelo músculo piriforme tenso (dentre outros fatores). A massagem ajuda a liberar nervos comprimidos pela eliminação da tensão muscular, pelo alongamento dos tecidos superficiais e profundos e pelo afrouxamento das articulações e dos ligamentos. (Cassar, 2001) 

Efeitos fisiológicos sobre o sistema musculoesquelético:

A dor causada por tensão muscular tem sido aliviada não só por analgésicos, mas também por massagem, pois a mesma promove o relaxamento do músculo. Ela pode ser mais eficaz do que o repouso na recuperação da fadiga após exercícios excessivos.

A massagem permite que o músculo tenha uma maior resistência para as suas contrações, podendo-se dessa forma, realizar mais exercícios e assim desenvolver a força muscular.

Segundo pesquisadores canadenses da equipe coordenada por Justin Crane e Mark Tarnopolsky, da Universidade McMaster, do Canadá, em um teste foi evidenciado que “a massagem reduziu sinais de inflamação, e células musculares massageadas eram mais capazes de formar novas mitocôndrias (células ligadas a produção de energia)"...Ou seja, a massagem terapêutica facilita a recuperação após danos musculares.

Victor Liggieri, coordenador do setor de fisioterapia do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP, em entrevista à FOLHA UOL diz que: "Há uma dor normal pós-exercício. A massagem reduz o tempo da recuperação muscular e reduz o índice de lesão patológica”...

Aplicando-se massagem o terapeuta tem o intuito de manter os músculos no melhor estado de nutrição, flexibilidade e vitalidade para que se tenha uma melhor recuperação após algum traumatismo ou lesão tecidual.

Efeitos fisiológicos sobre o tecido adiposo:

Segundo Vasconcellos, a massagem no tecido adiposo facilita a mobilização dos líquidos corporais, aumentando a diurese e o trabalho intestinal, em alguns casos. Há também uma diminuição dos espaços intracelulares fazendo com que ocupem um menor volume reduzindo alguns centímetros no local trabalhado. 

Efeitos fisiológicos sobre as vísceras:

A massagem abdominal mobiliza as vísceras melhorando os processos de assimilação e eliminação, auxiliando em problemas como constipação e flatulência.

O peristaltismo é estimulado pela massagem intensificando assim o esvaziamento do intestino. Algumas porções do intestino grosso são próximas à parede abdominal, assim a direção da passagem do conteúdo do duodeno, cólon ascendente e cólon descendente, e cólon sigmóide podem ser seguidas.

 Efeitos psicológicos:

A massagem tem um efeito muito importante sobre o estado emocional do indivíduo e, portanto, sobre seu comportamento emocional. Uma transformação primária é a substituição de sentimentos internos como tensão e ansiedade por calma e tranquilidade. Como resultado destes ajustes positivos, outras emoções negativas, como a depressão e a raiva , também podem ser aliviadas. As respostas comportamentais e emocionais, por sua vez, tornam-se menos intensas  ou até desaparecem totalmente.O resultado é a diminuição da frequência cardíaca, diminuição da pressão sanguínea, melhora na respiração, na circulação, digestão, etc. Os músculos também registram esta mudança, e seu relaxamento torna-se mais profundo e duradouro. (Cassar, 2001, pg. 48,49.)

Segundo Domenico, a atenção concentrada do terapeuta para com o paciente, combinado com a sensação física agradável, frequentemente estabelece uma relação de confiança, e o paciente sente-se à vontade para revelar seus problemas, preocupações, e fatos sobre sua saúde que ele pensava serem triviais para contá-los ao médico.

Muitas vezes os pacientes que são encaminhados por psicólogos e/ou psiquiatras para atendimento de massagem podem ter incites durante a massagem, e é de extrema importância que sejam encorajados a dialogar com estes profissionais sobre estes incites.

Hoje em dia os profissionais de massagem estão habilitados ao uso de técnicas que atendem um público diverso como crianças, adultos, idosos, pessoas com saúde debilitada, deficientes físicos, entre outros. O profissional de massagem está ciente de que existem contraindicações para massagem em alguns casos. Normalmente as pessoas passam por uma anamnese, uma entrevista onde o profissional colhe dados relevantes sobre o estado de saúde e histórico patológico do cliente antes de aplicar a massagem.

Seja qual for o motivo que leve você a procurar por atendimento de massagem, curiosidade, manutenção da sua saúde e bem estar, dores crônicas, depressão...nosso intuito é contribuir com sua qualidade de vida de forma global. Para isto respeitamos os seus limites e usamos técnicas diferenciadas de forma personalizada.

Inclua massagem aos seus cuidados pessoais! Por que “ser feliz é estar bem”!

 

 

Lilian Brusque

 

É Terapeuta Holística, desenvolve atendimentos terapêuticos e estéticos, incluindo pós operatórios. O foco dos atendimentos é a manutenção da saúde  e melhora da qualidade de vida das pessoas de forma global. Técnicas massoterápicas são aplicadas de forma personalizada respeitando as características e demanda de cada cliente.
Algumas técnicas holísticas mais sutis podem ser empregadas nos atendimentos no intuito de colaborar com maior conforto e relaxamento nos atendimentos.

www.lilianbrusque.com