COMEÇAR DE NOVO * Elsa Timm

   

   Acredito que todos já tivemos, em algum momento de nossas vidas, a sensação de estarmos vivendo alguma coisa, outra vez. O que na verdade eu não sabia, é que teria essa experiência, na saúde mental. É uma longa história, mas vou contar um pouco dela aqui.

Quem conhece minha trajetória, sabe do início do trabalho de saúde mental em São Lourenço do Sul, quando tantas pessoas maravilhosas se aliaram para fazer um projeto pioneiro, nesta área.   

 

   Depois de 14 anos redescobrindo com novas experiências uma forma diferente de fazer saúde mental, as circunstâncias me levaram a trabalhar em um município próximo, vizinho, uma pequena aldeia, de 3.780 habitantes.

A prefeita da cidade...notem, PREFEITA, me fez uma pergunta bem simples ao me conhecer, sem nunca ter me visto antes: “Trabalhando aqui, não vais te sentir andando de bicicleta, depois de andar de carro importado??¨ Querida....sabia ela que o fascínio, residia exatamente nisso. Foi assim que aportei em Turuçu. Secretária de Saúde....de Turuçu/RS.

 

   O Primeiro dia. Inesquecível. A secretaria de saúde , funcionava num pequeno prédio, com algumas salas, e minha companhia, era uma servente. Só. Soube que existiam profissionais da saúde, psicóloga, assistente social, médico, enfermeira e auxiliares de enfermagem, no único posto de saúde da cidade, próximo ao lugar em que me encontrava. O capim que cercava o prédio , alcançava os joelhos..e decidi pedir uma enxada pra vizinha, e fiz, no meu primeiro dia de trabalho, um caminho...da rua sem pavimento, até o prédio. Satisfeita, suada, cansada...lembrei...trabalhar com enxada...cansa....

   Isso aconteceu, 2 de janeiro de 2000. Escrevo 5 anos depois. O que aconteceu nesse tempo??? Daria um compêndio, ou um best-seller, mas o que importa....

   Temos 100% de cobertura do PSF, isso significa, grupos de tudo o que vocês imaginam, além de oficinas, financiadas por ONG internacionais, que auxiliam usuários de saúde mental a reencontrarem seus caminhos através do trabalho.

   Estagiários de universidades próximas são grandes aliados. Os pequenos turuçuenses, em condições de risco, receberam uma casa, ou talvez creche ou melhor, abrigo...nem sei...por que tem um pouco de tudo.

   Assim, amigos da saúde mental...dêem asas à imaginação...nem sempre o lugar em que irão atuar, vai ser o melhor, o mais adequado, perfumado, iluminado....às vezes, vocês nada terão. Nem dinheiro para começar. Mas não percam o essencial.... a esperança de construir um lugar melhor nos corações de tantos, que já perderam demais.

 

   * Elsa Timm é psicóloga e Secretária de Saúde de Turuçu - RS

Agosto de 2005